Welcome to the N.H.K.

 


Sinopse: O isolamento social destrói o que resta da humanidade. No Japão, o problema dos Hikikomoris (pessoas gravemente isoladas socialmente) é público e bem conhecido. A história acompanha a vida de Tatsuhiro Sato, um homem de 22 anos que decide se isolar completamente da sociedade. Quando seus pais se cansaram, ele teve que voltar. Deprimido, ele acabou se tornando viciado em drogas. Num delírio, ele pensou que a rede NHK era uma rede  para  hikikomoris e tentou encontrar trabalho lá a todo custo. A sua vida deteriora-se cada vez mais, porque ele está  cada vez mais separado da realidade e segue as suas próprias ilusões. Um dia, uma garota, Misaki Nakahara, está pesquisando a vida dos hikikomoris e os motivos que os afastam da sociedade, o que ela quer? Mesmo ele não sabe, mas isso fará uma grande diferença na vida dele. Uma leitura intensa, que mostra até que ponto alguns indivíduos preferem  focar em suas fantasias a encarar a realidade.



O personagem principal de Welcome to NHK é Sato Tatsuhiro. Sato é um hikikomori de 22 anos (alguém que se retirou de toda vida social). Ele passa o dia todo em seu pequeno apartamento, não vai ao trabalho nem à escola, dorme o dia todo e vive uma vida sem propósito. 

Sato é hikikomori há mais de três anos, depois de ter  um ataque de pânico enquanto caminhava para a escola durante seu primeiro verão na faculdade. Ele atribui seu status de  hikikomori à NHK (Nihon Hikikomori Kyokai (Associação de Retiro Social do Japão)), uma organização criada com o único propósito de impedi-lo de escapar de seu status de hikikomori. Ele frequentemente tem alucinações, o que alimenta suas teorias da conspiração e o deixa ainda mais louco. No início do anime, ele não tem razão de existir, ele apenas fica  o dia todo, aparentemente esperando a morte. Ele só sai de casa  à noite, para ir à loja de conveniência ou ao parque – qualquer outra atividade externa pode deixá-lo em pânico.   



A vida de Sato muda uma noite quando ele conhece Misaki, uma jovem que diz querer ajudá-lo a deixar de ser um hikikomori. Sato não sabe quase nada sobre Misaki, mas Misaki sabe tudo sobre Sato e sua vida. Antes  de conhecê-lo, ela  sabia seu nome, sua data de nascimento e até mesmo o fato de ele ter abandonado a faculdade. Sato inicialmente hesitou em aceitar sua oferta, fingindo não ser um hikikomori, mas acabou aceitando sua oferta.    

Sato também interage frequentemente com Yamazaki, seu vizinho. Sato e Yamazaki eram amigos do ensino médio, o que tornou o reencontro deles interessante a princípio. Ambos estão chocados com os acontecimentos na vida um do outro que ocorreram quatro anos depois que Sato se formou no ensino médio; Sato tornou-se um hikikomori e Yamazaki tornou-se um otaku. Além de Misaki, Yamazaki é a única influência (principalmente) positiva em Sato.    



O único outro personagem recorrente na série é Hitomi, o último ano do ensino médio de Sato. Ela o recruta para o Clube de Literatura, do qual eles são os únicos membros. Foi ela quem apresentou a Sato a ideia das teorias da conspiração e foi parte da razão pela qual Sato acreditava que a NHK estava planejando transformá-lo em um hikikomori pelo resto da vida. Quando eles se reencontram no anime, Hitomi parece ter uma vida unida. Na verdade, ela só consegue controlar a vida  porque toma muitos remédios.   



Ao longo do anime, Sato passa por uma jornada  emocional e espiritual. Às vezes, ele parece ter finalmente saído de sua concha e se tornado inadequado para ser um hikikomori, sendo apenas  sugado  por resultados infelizes e forças internas. Quando as coisas estão indo bem, Sato muitas vezes pensa demais e pensa que a boa situação  em que se encontra é apenas uma conspiração da NHK para transformá-lo em um hikikomori ainda mais isolado socialmente. Apesar de sua ingenuidade, Sato pode ser bastante inteligente para alguém em sua situação: ele simplesmente não tem capacidade de sair  de sua rotina mental. Misaki e Yamazaki trabalham para ajudá-lo a voltar a uma vida normal, mas Sato muitas vezes arruína o progresso que fez.  

Quase tudo sobre Welcome to  NHK apoia sua história excelente e envolvente. Sua trilha sonora se move, deixando o espectador deprimido ou infeliz. Os relacionamentos que Sato constrói com os outros são satisfatórios, mesmo que ele os arruíne continuamente. A animação não é ótima, mas isso não é tão importante no gênero de anime. No geral, Welcome to  NHK é um excelente anime  que mostra as lutas de um homem que tenta se reintegrar à sociedade após anos de isolamento social.



• Nome: Welcome to the N.H.K.

• Nomes alternativos: NHKにようこそ!

• Tipo: Mangá 

• Autor(a): Tatsuhiko Takimoto ; Kenji Oiwa

• Volumes: 8

• Status: Completo 

• Demográfico: Shōnen

•Gêneros: Psicológico,Romance,Comédia,Drama,Slice of Life

• Editora: Kadokawa Shoten

• Publicado em: 2002





6 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem