Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, a humanidade é constantemente ameaçada por criaturas gigantes conhecidas apenas como “urrossauros” (dragões?), que são divididas em pelo menos quatro categorias baseadas no tamanho: “Conrad”, “Mohorovičić”, “Gutenberg” e “ (Super) Lyman." Levados à beira da destruição, os remanescentes da humanidade, liderados por uma misteriosa organização chamada APE, abandonam a superfície da Terra, agora um deserto sem vida, pela relativa segurança da Hacienda conhecida como "Um móvel cidade fortaleza. Para defender sua terra natal dos dinossauros, duas crianças conhecidas como "parasitas" tornam-se pilotos de robôs gigantes chamados "Franxx" (furankisu Furankisu?).
Hiro é um ex-candidato a piloto prodígio que não concluiu seu programa de treinamento porque não conseguia sincronizar-se com seu parceiro. Embora ausente da cerimônia de formatura de sua turma, Hiro conhece Zero Two, o infame piloto de Franks com sangue de tiranossauro e chifres vermelhos, que ela usa como parceiro para impedir outro ataque de tiranossauro. Há rumores de que qualquer pessoa que dirija com ela três vezes morrerá, mas ela imediatamente começa a gostar dele e o chama de “querido”.
Dear Franks se passa em um futuro pós-apocalíptico distópico, onde os remanescentes da civilização humana abandonaram a face da Terra. Adultos e crianças vivem em ambientes muito diferentes. Os adultos vivem em cidades tecnológicas (latifúndios) chamadas plantações.
Conhecidas como “parasitas”, essas crianças não têm personalidade e só podem voar em equipes de dois (um menino e uma menina) para defender a humanidade. Os parasitas são mantidos em um ambiente de “gaiola” que simula tempos antigos, isolados da sociedade adulta para que possam desenvolver as respostas emocionais necessárias para pilotar Franxx.