Tomie - Junji Ito(Edição Oficial Pipoca & Nanquim)





Sinopse: “Tomie” de Junji Ito conta a história das desventuras de uma jovem que não é apenas narcisista, mas também possui poderes extremamente assustadores.


Tomie de Junji Ito chega ao Brasil em 2021 pela Editora Pipoca e Nanquim. A obra é composta por dois volumes, vale ressaltar que a editora trouxe para o país os demais quadrinhos do autor. Entre as obras do autor publicadas no Brasil, destacamos “Gyo”, “The Melting Classroom” e “Frankenstein” – achamos que essas obras são muito indicadas para quem quer conhecer as obras de Junji Ito pela primeira vez.




O enredo do mangá "Tomie" de Junji Ito

“Tomie” é um mangá que segue o padrão das obras de Junji Ito. Ficamos impressionados com a originalidade das situações que propõe e com a arte deslumbrante do seu autor.


O apelo sangrento também é o que chama a atenção e marca a leitura. Nesta obra, vemos o autor contando pela primeira vez a história do assassinato e esquartejamento de uma jovem.


A trágica história tornou-se bizarra quando a jovem apareceu novamente na escola no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido. Logo descobrimos que a jovem tinha uma personalidade “difícil” e que seus colegas sabiam mais sobre a morte da jovem do que deixavam transparecer.


Esta abertura impressionante estabelece e sugere o poder da jovem Tomie - ela parece uma “super lagartixa” capaz de se regenerar a partir de qualquer parte de seu corpo.


Os capítulos em quadrinhos continuam serializados à medida que os infelizes encontram os "Tomies" que se espalharam pelo país como resultado dessa regeneração.





Tomie age como uma súcubo com um poder desconhecido que pode fazer qualquer homem se apaixonar por ela. Através da sua presença, ou através da manipulação psicológica e emocional, ela leva estes indivíduos ao ciúme, muitas vezes levando a actos brutais de violência. Os homens mataram-se uns aos outros por causa dela e as mulheres enlouqueceram - embora algumas fossem fortes o suficiente para resistir a ela. Tomie é inevitavelmente morta repetidamente, apenas para renascer e espalhar sua maldição para outras vítimas, tornando-a efetivamente imortal. Suas origens nunca foram explicadas, embora alguns homens mais velhos na série insinuem que ela existia muito antes dos eventos do mangá; em The Boys, é revelado que ela conhece o futuro professor Satoru Takagi desde que eram crianças.




Cada história apresenta vários personagens que encontram Tomie em múltiplas formas (muitas vezes horríveis), algumas das quais têm seus próprios arcos ou retornam em capítulos posteriores. As habilidades regenerativas de Tomie (alimentadas em parte pelo canibalismo e assimilação) também são mostradas: além de se recuperar rapidamente de ferimentos horríveis e aparentemente fatais, ela também pode se reproduzir brotando de forma não natural de qualquer parte de seu corpo, seja de membros decepados, órgãos, ou mesmo seu sangue. A radiação acelera o processo de cura/regeneração. Suas células também são capazes de transformar vítimas em Tomie por meio de transplante de órgãos. Vários personagens são levados a desmembrar seu corpo, permitindo inadvertidamente que mais cópias de Tomie cresçam e se espalhem pelo mundo.

Até mesmo uma mecha de seu cabelo é perigosa, capaz de penetrar no cérebro de suas vítimas e possuí-las, acabando por matá-las à medida que crescem incontrolavelmente dentro de seu corpo. Também mostra que mesmo que o corpo de Tomie não esteja ferido, seu corpo tentará criar outro Tomie através do tumor, geralmente quando ela está emocionalmente estressada. No entanto, algumas cópias de Tomie são insustentáveis. Alguns mataram com as próprias mãos, enquanto outros ordenaram os assassinatos através dos meninos que seduziram/escravizaram. O fogo é a única maneira conhecida de destruir Tomie permanentemente, mas somente se o corpo físico estiver completamente carbonizado.





• Nome: Tomie

• Nomes alternativos: 富江

• Tipo: Mangá 

• Autor(a): Junji Ito

• Volumes: 2

• Status: Completo

• Demográfico: Shojo

•Gêneros: Terror Psicológico,Horror,Sobrenatural

• Editora: Pipoca & Nanquim

• Publicado em: 1987





4 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem