Dragon Ball


Sinopse: A história de Dragon Ball começa com Son Goku, um garoto inocente e puro com rabo de macaco e  força extraordinária. Ele viveu sozinho após a morte de seu avô adotivo em uma montanha chamada Paozu. Um dia, ele conhece Bulma, uma garota muito esperta da cidade, que está em busca das sete esferas do dragão. Convencido, Goku concorda em ajudar Bulma a encontrar os orbes. Os dois embarcaram em uma longa jornada e fizeram muitos amigos. 

Goku então passa por  treinamento com Kame-Sennin, onde o jovem Kuririn se torna seu companheiro de equipe e participa de diversos torneios mundiais de artes marciais. Durante seu crescimento e  desenvolvimento, ele enfrentou muitos inimigos, incluindo Piccolo, que mais tarde se tornou seu aliado. Quando jovem, Goku se casou com Chi-Chi, cumprindo a promessa que fez quando ambos eram crianças, e teve seu primeiro filho chamado Gohan. Goku finalmente descobre que pertence à raça alienígena Saiyan e que foi enviado à Terra quando criança para conquistar o planeta. Porém, logo após chegar, sofreu um ferimento na cabeça, amnésia em relação à missão e um caráter agressivo. No entanto, o jovem decide continuar defendendo seu planeta adotivo contra os ataques de inimigos cada vez mais difíceis, incluindo o príncipe Saiyajin Vegeta, que mais tarde também se torna seu aliado. Desta forma, junto com sua família e  amigos, Goku luta contra inimigos como Freeza, Cell, Boo, entre outros, tornando-se o protetor da Terra e de todo o universo.



Dragon Ball é uma das séries de mangá mais populares de todos os tempos e continua a atrair um grande número de leitores até hoje. Dragon Ball é considerado uma das principais razões pelas quais a circulação de mangá atingiu o pico entre meados da década de 1980 e meados da década de 1990. Quando Dragon Ball foi publicado pela primeira vez na Weekly Shōnen Jump, a revista de mangá alcançou uma circulação média semanal de 6,53 milhões de vendas, a maior Durante a serialização de Dragon Ball de 1984 a 1995, a revista Weekly Shōnen Jump teve uma circulação total de mais de 2,9 bilhões , essas publicações geraram receitas de cerca de  554 bilhões de ienes (6,9 bilhões  de dólares).  Dragon Ball também vendeu um número recorde de volumes  tankōbon na época. Em 2000, mais de 126 milhões de cópias de tankōbon foram vendidas somente no Japão. Vendeu mais de 150 milhões de cópias no Japão em 2008, tornando-se o mangá mais vendido de todos os tempos. Em 2012, as vendas do mangá no Japão ultrapassaram 156 milhões de cópias, tornando-o o segundo mangá Weekly Shōnen Jump mais vendido de todos os tempos, atrás de One Piece. 



O episódio Tankobon de Dragon Ball vendeu 159,5 milhões de cópias no Japão em fevereiro de 2014 e  mais de 160 milhões de cópias no Japão em 2016.  A série de quadrinhos também é muito popular no exterior, tendo sido traduzida e distribuída em mais de 40 países ao redor do mundo. O número total de volumes tankōbon vendidos atingiu 350 milhões de cópias em todo o mundo. excluir cópias piratas não oficiais; Incluindo cópias piratas, estima-se que um total  de mais de 400 milhões de cópias oficiais e não oficiais tenham sido vendidas em todo o mundo.  No 10º aniversário do Japan Media Arts Festival em 2006, os fãs japoneses elegeram Dragon Ball como o terceiro melhor mangá de todos os tempos.



 Em uma pesquisa da Oricon de 2007 com 1.000 pessoas, Son Goku, o personagem principal da série, ficou em primeiro lugar como "o personagem de mangá mais forte de todos os tempos". A jornada e o poder crescente de Goku ajudaram o personagem a ganhar "a admiração de meninos de todo o mundo". Artistas de mangá como o criador de One Piece, Eiichiro Oda, e o criador de Naruto, Masashi Kishimoto, afirmaram que Goku inspirou os personagens principais, bem como a estrutura  de suas séries. Manga critic Jason Thompson stated in 2011 that "Dragon Ball is by far the most influential shōnen manga of the last 30 years, and today, nearly every Shōnen Jump artist lists it as one of their favorites and draws on it in various ways. ." He says that the series "goes from a joke/adventure manga to an almost pure fighting manga", and its basic formula of "lots of martial arts, lots of training sequences, some jokes" has become the template for other shōnen series, like Naruto. 



Thompson also called Toriyama's art influential and cited it as a reason for the series' popularity. James S. Yadao, author of The Rough Guide to Manga, states that the first few chapters of Dragon Ball "play a lot like Saiyuki with Dr. Slump-like humor built in" and that Dr. Slump, Toriyama's previous manga, has a clear early influence on the series He feels that the series "established its unique identity" after the first occasion in which Goku's group disbands and he trains with Kame-Sen'nin, when the story develops "a sinister and much fuller tone action" with "wilder" battles with aerial and spiritual elements and an increased kill count, while humor still appears occasionally. Yadao states that an artistic shift occurs when characters "lose the rounded, innocent appearance he established in Dr. Slump and gain sharper angles that jump off the page with their energy and intensity."




Animerica sentiu que a série tem "apelo universal", usando  ritmo dramático e ação exagerada de artes marciais para "manter altos os níveis de tensão e manter intenso interrogatório". Em Little Boy: The Art of Japan's Exploding Subculture, Takashi Murakami comentou que "a narrativa infinitamente cíclica  de Dragon Ball progride de forma lógica, contínua e com grande sutileza." Ridwan Khan do Animefringe.com comentou que o mangá tem um estilo de arte "gordinho", mas conforme a série continua, os personagens se tornam mais refinados, mais magros e mais musculosos. Khan prefere  mangá a anime de ritmo lento. Allen Divers, da Anime News Network, elogiou a história e o humor do mangá como eficazes em transmitir as personalidades de todos os personagens. Muitos também consideram a tradução de Viz uma das melhores traduções para o inglês da série devido à sua fidelidade ao original  japonês. D. Aviva Rothschild, do Rationalmagic.com, chamou o primeiro volume do mangá de "um título de comédia exagerado". Eles elogiaram a ingenuidade de Goku e a determinação de Bulma como uma das partes mais engraçadas da série.   



O conteúdo do mangá causou polêmica nos Estados Unidos. Em novembro de 1999, a Toys "R" Us removeu Dragon Ball da Viz de suas lojas em todo o país quando um pai de Dallas reclamou que a série continha "pornografia moderada", depois de comprá-la para meu filho de quatro anos. Comentando esta questão, Susan J. Napier explicou que era uma diferença de cultura. Após a proibição, a Viz começou relutantemente  a censurar a série para manter a ampla distribuição. No entanto, em 2001, após o lançamento de três volumes censurados, a Viz anunciou que Dragon Ball não seria censurado e seria republicado devido à reação dos fãs. Em outubro de 2009,  escolas públicas no condado de Wicomico, Maryland, proibiram o mangá Dragon Ball de seus distritos escolares porque "representava nudez, contato sexual entre crianças e insinuações sexuais entre adultos".




• Nome: Dragon Ball

• Nomes alternativos: ドラゴンボール

• Tipo: Mangá 

• Autor(a): Akira Toriyama

• Volumes: 34

• Status: Completo

• Demográfico: Shōnen

•Gêneros: Premiados,Ficção científica,Monstros,Ação,Comédia,Esportes,Artes Marciais,Aventura,Pós-apocalíptico,Drama,Slice of Life,Sobrenatural,Mistério,Tragédia

• Editora: Jump Comics

• Publicado em: 1984




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem