Ashita no Joe

 


Sinopse: Joe Yabuki é um jovem vagabundo que se depara com Danpei Tange, um ex-treinador de boxe, enquanto caminhava por San'ya. Joe é preso por fraude e enviado para uma prisão temporária, onde luta contra Nishi Kanichi,  líder de um grupo de bandidos. Ele e Nishi foram então transferidos para a Prisão Juvenil de Alta Segurança de Tōkō (東光特等少年院, Tōkō Tokutō Shōnen'in), um centro de detenção juvenil a quilômetros  de Tóquio. Lá, Joe conhece Tōru Rikiishi, um ex-prodígio do boxe, e uma rivalidade surge entre eles depois que Rikiishi impede Joe e Nishi de escapar. Eles tentaram resolver a rivalidade enfrentando-se em uma luta de boxe, na qual Rikiishi dominou Joe até que este o acertou com um contra-ataque cruzado, resultando em um nocaute duplo. Sentindo que o resultado da luta não resolveu nada, Joe e Rikiishi prometeram lutar novamente. Ao saber que Rikiishi será solto, ele desafia Joe para uma luta no futuro, e os dois prometem se reencontrar, desta vez como boxeadores profissionais.



Depois de ser libertado da prisão, Joe inicialmente lutou para obter uma licença de boxe devido à falta de educação formal, mas conseguiu na segunda tentativa com a ajuda de Danpei e Nishi. Joe tenta subir para o peso galo  após insultar o  campeão de boxe Wolf Kanagushi. Joe rapidamente subiu na hierarquia e ficou famoso por seu estilo de luta e vitórias por nocaute. Joe conseguiu realizar um contra-ataque triplo em Wolf. Joe então ganhou o direito de lutar contra Rikiishi no ringue profissional.



Embora Rikiishi tenha a garantia de uma carreira promissora, ele ainda pretende resolver o assunto com Joe, que ele acredita o estar incomodando. Como Rikiishi tinha três classes de peso a mais que Joe, ele estava em um programa de perda de peso extremamente cansativo que incluía desidratação severa. Rikiishi nocauteou Joe no 8º round e venceu, mas depois morreu devido aos efeitos combinados da extrema perda de peso em seu corpo e de uma hemorragia cerebral que Joe sofreu  durante a luta.

Joe está mental e fisicamente traumatizado pela morte de Rikiishi; Durante as partidas, Danpei percebeu que Joe não conseguia acertar tiros na cabeça de seus oponentes. Demorou para Joe  superar isso e custou-lhe três derrotas consecutivas, mas ele finalmente superou o medo ao enfrentar o boxeador número 6 do mundo, Carlos Rivera. A partida terminou empatada, mas trouxe enorme fama e respeito a Joe em todo o mundo, principalmente porque Carlos enfrentaria o campeão mundial José Mendoza em sua próxima partida.  



Joe começou a subir na classificação do boxe, mas teve dificuldade para manter o peso galo devido ao seu desenvolvimento tardio, forçando-o a passar por um treinamento cansativo semelhante ao que Rikiishi havia suportado. Ele derrotou o campeão da OPBF  Kim Yong-bi, boxeador sul-coreano e sobrevivente da Guerra da Coréia, dando a vitória a Rikiishi. Depois de vencer a luta pelo título, Joe defendeu seu título. Ele superou todas as suas defesas, eventualmente defendendo-os contra o lutador malaio Harimau. Agora ele tem a oportunidade de enfrentar o campeão mundial José Mendoza, que derrotou Carlos Rivera por nocaute no primeiro round, encerrando assim sua carreira no boxe. Mais tarde foi revelado que Carlos sofreu danos cerebrais permanentes como resultado da luta.



A luta acontece em um estádio lotado e reúne muitos dos velhos amigos e rivais de Joe, incluindo Wolf e o agora doente e deprimido Carlos. Joe confronta Mendoza, embora esteja em desvantagem, pois é revelado que ele estava bêbado e perdeu a visão de um olho. A luta de ida e volta foi brutal e Joe conseguiu derrotar o campeão várias vezes. Embora inicialmente pareça calmo, José começa a enlouquecer enquanto Joe continua a se levantar apesar dos danos que sofreu, a ponto de se perguntar se está preso em um pesadelo. A luta durou quinze rounds, com Mendoza mal conseguindo vencer por pontos, mas para espanto da torcida, José pareceu envelhecer décadas em apenas alguns minutos devido ao impacto da luta  em seu corpo, com os cabelos ficando brancos. como neve por causa dos ferimentos que teve de suportar. . 



Danpei virou-se para confortar Joe e o encontrou indiferente, mas ainda sorriu. Se Joe morreu ou não ainda é um tema muito debatido entre os fãs: Chiba disse que desenhou a cena final no último minuto e que o final original de Takamori foi diferente. Os autores do mangá também ofereceram explicações conflitantes: Takamori afirmou em uma biografia de 1979 que Joe havia morrido, enquanto Chiba se recusou a comentar diretamente, o que implica que Joe pode ter sobrevivido.




• Nome: Ashita no Joe

• Nomes alternativos: あしたのジョ

• Tipo: Mangá 

• Autor(a): Ikki Kajiwara

• Volumes: 20

• Status: Completo 

• Demográfico: Shōnen

•Gêneros: Ação,Psicológico,Comédia,Crime,Esportes,Aventura,Drama,Delinquentes,Slice of Life,Tragédia

• Editora: Weekly Shōnen Magazine

• Publicado em: 1968




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem