Homunculus (IA)



Sinopse: Supondo que um estranho inútil peça para você fazer um buraco em seu crânio por 700.000 ienes, você concorda? Claro que não, mas nem todos que se deparam com tal pedido podem recusar, como Susumu Nakoshi, por exemplo. Morando num carro, Nakoshi não consegue dizer não a uma proposta tão tentadora, agora que sua existência parece estar num impasse: ele está exatamente a meio caminho entre a vida normal dos chamados “respeitáveis” e a vida dos sem-teto. Então ele decide aceitar a proposta do estranho Manabu Ito, que significa “perfuração”, ou “trepanação”: um pequeno buraco de três milímetros no crânio, que provoca dezenas de efeitos mentais diferentes, e que no final é conveniente ser um experimento que decide ir longe demais para obter o sexto sentido humano... Nakoshi terá que passar seus próximos dias como cobaia de Manabu, e tentar superar todas as estranhas sensações que seu mente começa a ter. 
Mas qual é a razão de tudo isso? O que Nakoshi fez para chegar a este estado? O que Manabu tem em mente? Muitas perguntas, poucas respostas e milhares de analogias. "Homúnculo" é realmente apenas isso?


Lançado no Japão de 2003 a 2011 na revista Big Comic Spirits (mesma casa de 20th Century Boys OyasumiPunpun e I Am a Hero) e publicado no Brasil pela Editora Panini de 2008 a 2014, totalizando 15 volumes. Homunculus foi escrito por Hideo Yamamoto, conhecido por seu mangá peculiar Ichi the Killer, famoso por seu sangue sangrento. Em nosso país, o título acabou sendo tema de uma “série”, ameaçada de cancelamento devido às baixas vendas, e demorou quase dois anos e meio para o lançamento do último volume. 
Muitas partes podem ser interpretadas de diferentes maneiras. Posso pensar uma coisa e você pensar que é exatamente o oposto. Esta é uma das razões pelas quais é um trabalho tão interessante, diferente e imprevisível. Homunculus não é um mangá de ação, e deixe isso ficar claro. Pelo menos, nenhuma ação no sentido de espancamento. É uma trama psicológica que brinca com a sua inteligência jogando explicações em um volume e borrando em outro, como se fosse bater na sua cara e perguntar "como você pode acreditar nisso?" ".


O objetivo da obra é criticar o povo japonês. Sim, toda a série parece ser sobre essas pessoas e seu modo de vida. Todos sabemos que eles estão cheios de “perfeccionismo”. Porém, esse curso de ação acaba provocando comportamentos diferentes das crianças para os adultos, coisas que variam em diferentes países e culturas. Alguns desses comportamentos são muito prejudiciais. Uma coisa que essa crítica mostra é que será difícil se identificar com os personagens porque alguns são muito estilizados e outros muito “japoneses”. De qualquer forma, tudo o que é apresentado na obra está relacionado com o homem em geral: as mentiras que ele cria, a aparência perfeita que procura, a hipocrisia que demonstra e as diferentes áreas onde Ele é imperfeito. Tanto dentro como fora.

 
Outro ponto de Yamamoto é a forma como tenta desenvolver os personagens. Este trabalho é feito de forma excelente, principalmente através de todo o perfil psicológico elaborado por Nakoshi. Um artifício de trama muito utilizado, mas que quase acaba provocando um “apagamento” dos demais personagens, incentivando quem acompanha a série a manter a atenção apenas nele. É uma sensação diferente de qualquer outra leitura.

A história tem poucos personagens, sempre focando em Nakoshi e Manabu e seus traumas, e é aqui que Homunculus brilha. Em cada volume você aprende um pouco mais sobre a vida e os sentimentos de Nakosh, o que deixa o leitor ainda mais curioso e o motiva a ler do começo ao fim. Um dos pontos mais intrigantes é o fato de o autor levar o leitor a questionar o significado de vários acontecimentos, ora explicando, ora deixando para ele descobrir subjetivamente (na maioria das vezes é). assim). Um fator importante é o design de Hideo Yamamoto, bem estilizado, mas ainda assim “realista” (comparado a Ichi the Killer, sua linha muda bastante). Isso combina perfeitamente com o tipo de história que produz, principalmente com molduras e páginas duplas. Quanto ao final polêmico, me pegou de surpresa. Até hoje, não sei o que pensar sobre os acontecimentos e desenvolvimentos recentes. Confuso, absurdo, comovente e intrigante, reli as últimas páginas mais de 4 vezes. Não gostei nem desgostei do final, mas me deixou com uma sensação de “quero mais”.




• Nome: Homunculus

• Nomes alternativos: ホムンクルス

• Tipo: Mangá 

• Autor(a): Hideo Yamamoto

• Volumes: 15

• Status: Completo

• Demográfico: Seinen

•Gêneros: Psicológico,Drama,Horror,Sobrenatural,Tragédia

• Editora: Weekly Big Comic Spirits

• Publicado em: 2003

ıllıllı⭐🌟 A͙g͙r͙a͙d͙e͙c͙i͙m͙e͙n͙t͙o͙ P͙e͙l͙a͙ D͙o͙a͙ção͙ 🌟⭐ıllıllı


❤️‍🔥 Vinicius Gabriel S. M. Xavier 

❤️‍🔥 Gabriel A. Aquino

❤️‍🔥 Paulo Vitor M.V. 





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS 2