Dementia 21 (Versão Oficial Todavia)

 


Sinopse: Shintaro Kago é um dos mangakás mais respeitados da atualidade e um dos expoentes do gênero mangá erótico, tradição nascida na década de 1930 que usa o humor, o grotesco e o absurdo para falar de forma pungente sobre a sociedade japonesa, suas normas e tabus. Em uma das obras mais famosas da Sra. Kago, ela criou uma obra-prima de comédia sobre as desventuras de uma dedicada cuidadora de idosos. As aventuras do jovem Yukie Sakai – que envolvem alienígenas, monstros, um velho doente mental e dentaduras possuídas por demônios – são uma vitrine para os talentos deste artista extraordinário e uma introdução a algumas das mentes mais interessantes e perturbadoras dos quadrinhos. das janelas.




Para um artista de mangá cujo trabalho está apenas começando a ser traduzido oficialmente para o inglês, Shintaro Kago está na rara e invejável posição de precisar de poucas apresentações. Se você lê quadrinhos na internet (e lê), provavelmente já viu a arte dele em algum lugar - um álbum Flying Lotus, uma edição anterior da Vice, uma imagem aleatória imperdível no tumblr ou qualquer uma das muitas imagens digitalizadas . O fato de os livros de Kago não estarem nas lojas de quadrinhos ocidentais há muito tempo é um tanto surpreendente. Não sei se o mangá Guro tem uma base de fãs particularmente grande em termos de números, mas tem uma base de fãs apaixonada, e depois de Junji Ito e Hideji Hino, Kago é uma das figuras mais conhecidas do idioma. . Na melhor das hipóteses, suas imagens transcendem a simples crueza e tornam-se verdadeiramente estranhas, abrindo portais do tamanho de uma página ou de uma tela para um mundo incompreensível.

Dito isto, o novo livro Kagome da Fantagraphics é o primeiro a ser lançado nos EUA por uma grande editora de quadrinhos, o que o torna uma estranha oferta provisória. "Demência 21" é uma coleção de histórias de 16 páginas estrelada por Yukie Sakai como uma assistente domiciliar tipicamente doce, enérgica e amorosa que trabalha com idosos enquanto. Quando os pacientes ou suas condições inevitavelmente excedem as expectativas, ela se encontra em situações surreais e perturbadoras. Eles aparecem... Kago, assim como Doug Wright ou Al Columbia, é um artista de mangá cujo trabalho funciona melhor com menos tempo para absorvê-lo. Numa única imagem, ele confunde e choca; em tiras de uma ou duas páginas, fornece ao cérebro um pedaço de caramelo particularmente duro e delicioso para mastigar muito depois de todos os painéis terem sido lidos. Pareceu-me que uma compilação de obras individuais e algumas peças curtas no estilo da clássica monografia Picturebox de Jonny Negron seria uma forma ideal de trazer Kago para os Estados Unidos. Em vez disso, os aspectos chocantes dessas histórias do tamanho aproximado de uma história em quadrinhos são continuamente corroídos e cedidos, sua estranheza diminuída pela repetição e comprometida pela habilidade diminuída de Kago com enredo e personagem. Pela quinta ou sexta vez, quando Yukie está agonizando resolutamente com o sofrimento incompreensível dessa rodada de pacientes, o livro fica difícil.



As fórmulas podem produzir o bizarro, em vez de suprimi-lo; achei Dementia 21 mais parecido com os maravilhosos Short Cuts de Umaru Furuya, com seus protagonistas vestindo roupas ilógicas muito semelhantes. A diferença é que Furuya sabe quando acertar o home plate. 'Short Cuts' é repleto de uma série de piadas diretas e pouco mais, dando uma sensação vertiginosa de risada que fica em algum lugar entre comer muitos doces e ficar bêbado. A Demência 21, por outro lado, continua até encontrar uma grande ideia que possa ser colocada em prática imediatamente. A parte mais engraçada do livro é quando Yukie recebe a tarefa de desconectar um paciente (chamado Toshiro Mifune!) de uma máquina de suporte de vida e matar acidentalmente outra pessoa porque muitas máquinas foram conectadas ao mesmo filtro de linha, o que se transformou em uma exploração tediosa de o submundo. Um mundo feito de fios - posteriormente melhorado em um curta-metragem sobre um mundo que existe nas rugas de uma mulher particularmente enrugada. É uma ocorrência normal; seja uma sogra idosa colocando muita pressão sobre uma esposa com filhos, rugas na pele como canal para brincadeiras assustadoras ou super-heróis idosos (uma piada particularmente antiga na cultura dos quadrinhos deste país), mais A tendência de Mamoru para repetir piadas é onipresente.



• Nome: Dementia 21

• Nomes alternativos: ディメンシャ 21

• Tipo: Mangá 

• Autor(a): Kago, Shintarou

• Volumes: 2

• Status: Em Andamento 

• Demográfico: Shōnen

•Gêneros: Psicológico,Comédia,Horror

• Editora: Editora Todavia

• Publicado em: 2011










3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem