Sinopse: Saint Seiya: The Lost Canvas conta a história da última Guerra Santa, ocorrida no século 18, 250 anos antes da série original, no universo dos Cavaleiros do Zodíaco. A história conta principalmente a batalha entre Pégaso, um dos 88 Cavaleiros que segue Atena, e Aarão, a reencarnação de Plutão. Embora os dois fossem amigos íntimos de infância na Grécia da irmã de Aron, Sasha, os três gradualmente se separaram. Sasha foi enviado primeiro para o Santuário e, logo depois, Pegasus também foi enviado para o Santuário. Pégaso desperta a energia do Universo, o Sábio, e Sasha é revelada como a reencarnação de Atenas. Com o passar dos anos, tudo o que Aron havia pintado foi destruído, convencido de que a morte significava a salvação do deus Hipnos e de sua seguidora Pandora. Posteriormente, os soldados de Hades, "108 Fantasmas", se reuniram sozinhos e lançaram uma guerra contra Atenas.
Durante a guerra, os cavaleiros enfrentaram os fantasmas. Pegasus e Sasha devem lidar com Alon, que começa a pintar uma pintura gigante da terra no céu, a "Tela Perdida", para que quando terminar, o mundo inteiro pereça. Como Aaron ainda não estava totalmente possuído pela alma de Hades, Pandora liderou os Fantasmas junto com Hypnos e seu irmão Thanatos. No entanto, quando os dois deuses foram selados pela ex-Mestre do Templo e seu irmão gêmeo Altar Hakurei, Aron convidou os Caleros restantes para o templo do mal localizado na Tela Perdida. À medida que os santos passavam pelo templo, foi descoberto que Alleyne não estava possuído por Hades, mas estava usando o poder do deus para seus próprios motivos. Além disso, os pais de Pégaso, o Pônei Noturno de Mefistófeles e a Partita da Coruja, aparecem como fantasmas no templo, forçando seu filho a transformar sua armadura protetora de bronze de Pégaso em uma armadura mais poderosa - a Armadura Divina.
Após várias batalhas no templo, Pegasus enfrentou Singleton diretamente, com o primeiro derrotando o último com sucesso, resultando na destruição da Tela Perdida. Logo depois, Aron foi possuído por Hades, com a intenção de matar Atenas. Quando Hades é forçado pelo espírito de um cavaleiro falecido a fugir para o Último Templo do Mal, Pegasus, Sasha e Aaron decidem segui-lo. Os três conseguiram derrotar Hades, mas nunca mais retornaram à Terra. Os dois santos sobreviventes, Filho de Libra e Áster de Áries, estão se preparando para uma possível guerra futura com Hades. O Filho de Libra foi designado para guardar permanentemente os selos de Hades e dos 108 Fantasmas, enquanto Áster de Áries foi encarregado de reconstruir e liderar o Templo de Atenas.
Teyogi Shiori conheceu Kurumada Masami em um evento público do qual ela participou durante seu tempo como nova autora de mangá. Nesse caso, Teyogi enviou a Kurumada o primeiro mangá que ela criou, bem como uma carta pedindo a Kurumada que escrevesse “The Lost Canvas”. Embora ela estivesse feliz com a oferta porque Saint Seiya sempre foi seu mangá favorito, ela teve problemas para escrevê-lo porque já havia escrito obras shojo e Lost Canvas deveria pertencer ao gênero Teenage. Para isso, Teyogi teve que mudar alguns de seus estilos, como a narração e seu costume de retratar lutas. Antes do mangá começar, Kurumada enviou a Teyogi uma versão geral da história do mangá, mas conforme a série continuava, ela começou a mudar algumas partes após discussões com pessoas da Akita Shoten. Além disso, os designs e figurinos dos personagens são baseados na adaptação do anime Saint Seiya (chamada Asgard) da 2ª temporada, mas ela os combina com seu próprio estilo. Durante a produção da série, Teyogi focou mais na emoção ao desenhar, o que a levou a refazer diversas ilustrações. Em "Saint Seiya" e "Lost Canvas", seu personagem favorito é o Cavaleiro Pégaso, e também se tornou seu personagem favorito de desenhar. Ao criar o Cavaleiro Pégaso em Lost Canvas, Teyogi verificou se as palavras de Pégaso eram iguais às de Seiya, mas percebeu que os dois personagens tinham personalidades diferentes. Os Cavaleiros de Ouro de Câncer, Peixes e Touro foram desenvolvidos com base nas idéias de Teshirogi sobre o que ela poderia fazer com os da série original. Quando recebeu feedback de que os três Cavaleiros de Ouro em Lost Canvas eram mais interessantes que os originais, ela respondeu que não planejava dar-lhes nenhum tratamento especial. Os nomes dos personagens foram criados com base em suas origens e signos do zodíaco, como Albafica, que é pisciana, e a parte "Alba" de seu nome foi desenvolvida enquanto Teyogi pensava em nomes de rosas.
• Nome: Saint Seiya - The Lost Canvas
• Nomes alternativos: 聖闘士星矢セイントセイヤ THE LOST CANVAS 冥王神話
• Tipo: Mangá
• Autor(a): Shiori Teshirogi
• Volumes: 25
• Status: Completo
• Demográfico: Shōnen
•Gêneros: Ação,Artes Marciais,Fantasia,Sobrenatural
• Editora: Weekly Shōnen Champion
• Publicado em: 2011