Ayako (Edição Oficial Editora Veneta)

 


Sinopse: Jiro Tenge (天外仁朗, Tenge Jirō), um dos filhos mais velhos da abastada família  Tenge, tornou-se um agente trabalhando para os Estados Unidos, e seus assassinatos secretos foram investigados por Ayako Tenge (天外奇子, Tenge Ayako) descoberto . Sua irmã. Esse problema se torna ainda mais complicado quando ela descobre um terrível incesto em sua própria família: a esposa de seu irmão  (filho adotivo de Sakuemon Tenge) é na verdade sua mãe, que tem que fazer sexo regularmente com o pai de Ayako, o patriarca da família. família. Para esconder esses segredos, a família - pressionada por Sakuemon e  seu filho mais velho, Ichiro - decide trancar Ayako  no porão pelo resto da vida.   



Apesar dos esforços de sua mãe e de seu irmão mais novo, Shiro, ela viveu por quase duas décadas abaixo da casa da família, enquanto grandes mudanças políticas e sociais ocorriam acima dela. Ayako eventualmente emerge do porão depois de se tornar uma mulher bonita e atraente, e busca o carinho dos outros enquanto permanece com medo do mundo exterior. Isto desencadeia uma  cadeia de eventos que promete ser trágico para a família Tenge

A história gira em torno de Tenge, uma poderosa família nobre em declínio devido aos momentos difíceis pelos quais passaram após a Segunda Guerra Mundial. O período pós-guerra foi um período de instabilidade para o Japão, que emergiu como o perdedor, sofreu uma série de sanções e teve de se reconstruir sob o olhar atento (e dos interesses) dos Estados Unidos. Em Ayako, esse cenário histórico se torna a atração principal.   



Osamu Tezuka utilizou os personagens centrais  para representar situações muito comuns da época: o fazendeiro que se sentia revoltado por ter que dividir sua propriedade com quem havia perdido tudo, o soldado humilhado, humilhado porque não perdeu a vida no acampamento. Batalha, um jovem activista político, e muitos outros. Diferentes personalidades são colocadas na mesma casa, aumentando o potencial dramático da obra. Cada membro esconde seus segredos e imoralidades, mas quando as coisas ficam difíceis, é a mais jovem Ayako quem deve pagar o preço pelos pecados de sua linhagem.   

O núcleo familiar torna-se o ponto de partida para um retrato complexo da sociedade japonesa dos anos 1950. Após a introdução dos personagens, a trama se expande, entrelaçando os problemas familiares de Tenge com a instabilidade ambientadora da sociedade japonesa. Temas como herança, violência doméstica e sucessão se misturam com intrigas políticas e criminais, e o conflito entre essas camadas permite que o filme passe para outros gêneros, como a espionagem.   



Osamu era uma criança durante a Segunda Guerra Mundial e depois de vivenciar os horrores do combate e o sofrimento que se seguiu, usou todos os seus sentimentos pessimistas para interpretar de forma realista este cenário real. Alguns momentos parecem ainda mais chocantes do que o necessário, mas mesmo esse choque reflete a época. A partir da década de 1960, a crescente ameaça de censura levou Tezuka, outrora conhecido pelas suas obras infantis e ingénuas, a expandir o seu alcance para defender a manga como linguagem. Ayako foi publicado originalmente entre 1972 e 1973 e usou o grande nome do autor para fazer duras críticas sociais sem alterar o conteúdo.  



Uma trama tão complexa exige sofisticação artística e, nesse quesito, Tezuka nunca deixa a desejar. O design de seu personagem característico ainda está lá, mas devido ao tema, sua aparência está mais próxima do realismo. Assim como o enredo, o cenário é extremamente importante, detalhando desde paisagens rurais até fábricas. Quadros e até páginas inteiras são dedicados não só a definir o enredo, mas também a dar-lhe identidade.   

Um retrato assustadoramente realista de um dos períodos mais tumultuados da história japonesa, com mais de  700 páginas, que choca e encanta na mesma medida. Osamu Tezuka testou os seus limites  e criou uma obra que, embora classificada como menor na sua vasta carreira, permanece extraordinária quase cinco décadas depois.  Publicado originalmente quinzenalmente na Big Comic Magazine, Ayako formou uma trilogia e chegou ao Brasil em  volume único de luxo publicado pela editora Veneta.




• Nome: Ayako

• Nomes alternativos: 奇子

• Tipo: Mangá 

• Autor(a): Osamu Tezuka

• Volumes: 1

• Status: Completo 

• Demográfico: Seinen

•Gêneros: Históricos,Psicológico,Romance,Crime,Sobrevivência,Drama,Horror

• Editora: Editora Veneta

• Publicado em: 1972




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem