Sinopse: Fujino é um arrogante aluno da 4ª série que se considera o melhor artista de todos os tempos. Até que Kyomoto, cuja ansiedade social é tão alta que não pode ir à escola, também começa a enviar trabalhos para o jornal da escola. E Kyomoto acabou por estar em outro nível.
Duas páginas, de diferentes partes do mangá. À direita estão as notícias da 4ª série junto com o título. A primeira história em quadrinhos de quatro painéis apresenta quatro desenhos em preto e branco altamente realistas representando uma escada com pôsteres nas paredes e janelas, e o interior de uma sala de aula com mesas e cadeiras voltadas para a pintura. A entrada de uma escola de estilo japonês tem uma sapateira à direita;
O exterior da escola tem pouca luz e janelas abertas. Chama-se After School de Kyomoto. A próxima série se chama Cunnig Mika de Fujino e tem alguém dizendo “ei, não corra no corredor” para a pessoa na frente. A próxima placa diz “dia de esportes” e mostra bonecos empurrando grandes círculos; A imagem a seguir é um desenho simples que diz “você vai garantir que todos os alunos sigam as regras da escola, certo? Então o que você diz?! ela, então o último painel é Mika interpretando um boneco palito em uma competição de corrida, mas ela é a única cujo piso não é de salão de baile. A metade esquerda é outra página com layout semelhante. A primeira seção à direita é chamada de "Festival da Suméria" de Kyomoto e inclui quatro imagens reais, a primeira arquibancada ao ar livre em um espaço público japonês, seguida por várias pessoas olhando de cima, mas em um canto, um desenho de alguns troncos de árvores e finalmente, o exterior de uma casa de estilo japonês mais tradicional. O próximo conjunto de quatro painéis é o que Fujino chama de “Verdade”. O primeiro quadro traz uma caixa de descrição “na aula” com um aluno levantando a mão e dizendo “Pai! » Desculpe, Sensei, tenho que limpar o banheiro.
O próximo painel tem alunos menos detalhados dizendo “ahhh!” ele me chama de pai” e riu alto. Em seguida vem o professor que está segurando a cabeça e lutando com uma flecha apontada para ele, dizendo “professor” e rindo. O último painel mostra o aluno parecendo determinado e dizendo para si mesmo "Já confirmei. Ele mexe no cabelo quando está nervoso, Sensei, afinal você é meu pai biológico, certo?" Extraído do diário do mangá onde Kyomoto e Fujino postaram uma comparação de seus talentos e estilos. Retirado de diferentes seções do mangá. As outras crianças da escola, vendo a arte de Kyomoto, acham que a arte de Fujino é “totalmente mediana”, o que obviamente enfurece Fujino e a empurra para sua obsessão de toda a vida: desenhar. Fujimoto captura essa obsessão por meio de uma cena reutilizada ao longo do livro de Fujino em qualquer lugar e em qualquer lugar na mesma posição curvada, de costas para o leitor. Com um pequeno problema na sexta série, Fujino nunca deixa de desenhar.
Porém, comparar seus trabalhos lado a lado também mostra que há algo faltando em cada um. Fujino captura as pessoas, o diálogo e o enredo. Kyomoto captura detalhes e paisagens. E os quadrinhos precisam de ambos. Porém, cada um à sua maneira, mesmo que ambos tenham aprimorado seus estilos, não acrescentaram nada ao que faltava em sua arte. Portanto, só quando unem forças como amigos é que o seu trabalho se torna mais do que a soma das partes. No entanto, mesmo com a colaboração de Kyomoto e Fujino, Fujimoto claramente concentrou Fujino em seus grupos de trabalho conjuntos.
Uma única página em preto e branco, lida da direita para a esquerda no painel superior direito, apresenta uma figura de cabelos compridos sentada a uma mesa com capuz sobre uma bola de ioga em frente a uma prancheta e um monitor ou televisão. tela. O painel inferior é dividido em três, e cada imagem é uma visão ampliada da pessoa anterior, mas com pequenas diferenças que sugerem rotação da cabeça. o painel abaixo mostra um close do rosto da mesma pessoa enquanto continua girando, e toda a metade esquerda do resto da página é uma representação detalhada e chocante do rosto da pessoa Fujino recebe notícia de um ataque violento em uma escola de artes Fujimoto então quebrou a imagem artística solitária de Fujino.
Quase na metade do livro, depois de ver a amizade de Fujino e Kyomoto florescer e desaparecer, vemos o que precisa ser feito para desviar a atenção de Fujino da pintura. Esta página ilustra como entender o que Fujino ouviu na tela ao lado dela. Que houve um terrível massacre numa escola de artes. Especificamente, o filme em que Kyomoto participou, onde ele decidiu melhorar suas habilidades artísticas em vez de ajudar na carreira de Fujino.
Os visuais sugerem como a história mudará de Fujino para Kyomoto. Esta página dá a Fujino movimento fora de sua pose estática desenhada e isso, combinado com a mudança no estilo de arte de desenho animado para realista, reflete um retorno à realidade. Além da implicação simbólica de que Fujino foi trazido de volta à realidade através deste conto, gosto que a mudança de estilo também reflita Fujino e Kyomoto como personagens. Uma mudança do estilo de Fujino para o estilo de Kyomoto. E nesse ponto do livro eu pensei: “Droga, o que diabos Fujimoto está planejando fazer com isso?” E o que ele faz é uma das narrativas visuais mais poderosas que já li.
A segunda metade do livro é um resumo condensado da primeira parte. Explorando o simbolismo anterior, esta seção concentra-se em Kyomoto. Ao custo de sua colaboração infantil, a vida de Kyomoto é salva por Fujino, que abandona o mangá, se concentra no caratê e usa essas habilidades para impedir o massacre. E Fujimoto habilmente usa as viradas de página para nos fazer a transição para essa realidade alternativa, como um painel retirado de um dos mangás de Fujino conta ao jovem e muito vivo Kyomoto na sala. Uma nova página e uma nova história.
• Nome: Look Back
• Nomes alternativos: ルックバック
• Tipo: Mangá
• Autor(a): Tatsuki Fujimoto
• Volumes: 1
• Status: Completo
• Demográfico: Shonen
•Gêneros: Oneshot,Psicológico,Comédia,Crime,Filosófico,Drama,Vida escolar,Horror,Slice of Life,Tragédia
• Editora: Panini
• Publicado em: 2023