Sinopse: A história segue um estudante solitário e "sombrio" chamado Buntarō Mori (森文太郎, Mori Buntarō) e sua jornada desde a descoberta de sua nova paixão, a escalada, começando com um clube de escalada do ensino médio, até "se tornar um alpinista profissional de classe mundial". ." Passando por diferentes fases de sua vida entre a solidão, a escalada solo e a depressão, em busca do seu sonho, conquistar a montanha mais difícil, o K2.
Baseado na história do alpinista japonês Katou Buntarou, Kokou no Hito, também conhecido como The Climber, foi um mangá escrito e desenhado por Shinichi Sakamoto, publicado na antologia Young Jump de 2007 a 2012, com um total de 17 volumes. Talvez à primeira vista, um mangá esportivo genérico. Porém, em seu desenvolvimento, as dúvidas morais, a solidão, a perseverança e a maturidade aliadas a uma arte quase fotorrealista e a um protagonista terrivelmente fascinante fazem da saga de Mori Buntarou uma obra para os de coração duro e sem espaço para muitos pensamentos felizes.
Embora os dois primeiros volumes abordem informações básicas sobre o mundo do montanhismo, sem muito incentivo além das linhas gerais para orientar a leitura, aos poucos um tom mais denso e reflexivo toma conta. A partir daí, o autor utiliza apenas as ascensões como pano de fundo para a trama que trata dos traumas, dificuldades e idiossincrasias pelas quais Buntarou passa ao longo de sua trajetória pessoal e profissional, a começar pela incapacidade de entender as pessoas, até mesmo suas dúvidas. moral escolha Mori é constantemente menosprezado, enganado, subestimado e atacado por inúmeros personagens e apesar de tudo, seu ideal continua o mesmo.
Seu objetivo não é provar seu valor para alguém, mas sim fazer você mesmo a ação – sozinho. A sensação de conquista, de superar os limites e ser recompensado por isso. Uma mentalidade de “quero tirar o máximo proveito disso” e não de “quero ser o melhor nisso”. E como leitores, somos recompensados por isso.
A arte, na mesma linha, combina perfeitamente com o tom da história e. Graças ao realismo do ambiente e dos personagens, desde a musculatura dos personagens, lesões, expressões até a grande variedade de ambientes magníficos presentes nas páginas duplas, Kokou no Hito torna-se uma obra extremamente envolvente. Basta brincar com metáforas, ampliando o tom realista, em vez de alterá-lo. Repetidamente, vemos situações perigosas durante uma subida apresentadas como objetos e obstáculos presentes no mundo cotidiano, pois a realidade da civilização pode conter muitas semelhanças com a hostilidade de uma montanha. Tudo aparece na página com precisão, a ponto de o realismo e o senso de urgência nesses momentos serem intensificados.
Kokou no Hito é uma obra densa e meditativa que vale a pena ler mesmo para quem não aprecia quadrinhos, seja pela história e personagens únicos, pelo enredo amplo, seja pela carga emocional e maturidade que entrega.
• Nome: Kokou no Hito
• Nomes alternativos: 孤高の人
• Tipo: Mangá
• Autor(a): Shin-ichi Sakamoto, Yoshiro Nabeda
• Volumes: 17
• Status: Completo
• Demográfico: Seinen
•Gêneros: Premiados,Psicológico,Esportes,Filosófico,Drama,Tragédia
• Editora: Weekly Young Jump
• Publicado em: 2011
Nossa, esse é must read. Brabíssimo.